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  • Revista B&R

Tecnologia, liderança e conexões: André Yuki participa da Semana de Alimentação Fora do Lar em São Paulo

  • PUBLICADO EM: 30/05/2025
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Entre a última segunda-feira (26) e esta quinta-feira (29), o presidente da Abrasel no Sul de Minas, SEHAV e ACIV, André Yuki, participou da Semana de Alimentação Fora do Lar, no Distrito Anhembi, em São Paulo. André participou da cerimônia de abertura, 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional da Abrasel, Fispal Food Service, Fórum Bares & Restaurantes e Assembleia Ordinária e Extraordinária do Conselho de Representantes da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Yuki conta que foi uma semana intensa de networking, troca de informações e experiências enriquecedoras. “Durante o jantar de abertura do Congresso Nacional da Abrasel, nos reunimos com diversos representantes do setor e autoridades. Na Fispal, a maior feira voltada para o setor, tivemos a oportunidade de explorar novas tendências de mercado, desde produtos inovadores, até maquinários de última geração. No Lounge da Abrasel, reencontramos amigos para um bate-papo descontraído, fortalecendo conexões e trocando ideias sobre o setor e no Fórum B&R, tivemos a chance de ouvir cases inspiradores e obter informações essenciais para a gestão de nossos negócios”, explicou.

Ainda segundo o presidente, durante as reuniões dos conselhos da Abrasel e FBHA, foram debatidos temas cruciais para a defesa do setor em Brasília. “Entre eles está a necessidade de uma carga tributária menor sobre a folha de pagamento — atualmente, 30% são tributos — e a regulamentação do cigarro eletrônico, uma vez que, no Brasil, todos os aparelhos comercializados são contrabandeados, sem fiscalização adequada ou recolhimento de tributos”, enfatizou Yuki.

Cerimônia de abertura da Semana de Alimentação Fora do Lar

André Yuki (presidente da Abrasel no Sul de Minas, SEHAV e ACIV) e Roberto de Lucena (secretário de Turismo do Estado de São Paulo).

Foi realizada em formato descontraído, inspirado nas conversas de Butiquim. O cofundador da Stone e fundador da Teya UK, André Street, compartilhou suas percepções sobre o mercado brasileiro e os reflexos desse contexto para quem empreende em bares, restaurantes e outros negócios do setor. Por vídeo, Gilberto Kassab, presidente do Partido Social Democrático (PSD) e secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, abordou o atual contexto político do país e suas implicações para a economia e o empreendedorismo.

O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, destacou a importância de equilibrar o uso da tecnologia com a essência do setor. Solmucci citou que o avanço da tecnologia pode causar insegurança, mas também deve ser aliado de quem empreende, já que, se utilizada do jeito certo, ela pode impulsionar a produtividade. No entanto, ele destacou que o relacionamento é a alma dos bares e restaurantes, e essa essência não pode ficar de lado. Por isso, para Solmucci, a palavra do momento é a “sinergia”.

“Nós vamos ter que aprender, de uma maneira muito intensa, a como construir esse novo momento juntos. Não será nada trivial, principalmente para as grandes empresas. As grandes empresas, que sempre construíram seu sucesso sozinhas, embaladas no seu próprio tamanho, terão que aprender a conviver com as pequenas, e as grandes entre si, em uma parceria e interação que nunca imaginamos ser possível em tão curto espaço de tempo”, disse Solmucci.

Paulo Solmucci (presidente-executivo da Abrasel) e André Yuki (presidente da Abrasel no Sul de Minas, SEHAV e ACIV). (Foto: Jhonnie Mello)
Karla Rocha (presidente da Abrasel em Minas Gerais) e André Yuki (presidente da Abrasel no Sul de Minas, SEHAV e ACIV).

Fórum Bares & Restaurantes

(Foto: Jhonnie Mello)

O primeiro dia foi marcado por debates que refletiram os desafios e as transformações em curso no setor. Com painéis que reuniram especialistas em tecnologia, empresários e pesquisadores, o evento apresentou um panorama abrangente das mudanças no comportamento do consumidor, da crescente digitalização dos processos de gestão e vendas, e das novas formas de atrair e fidelizar o público. A programação evidenciou que o futuro dos bares e restaurantes passa pelo uso estratégico de ferramentas como inteligência artificial, pagamentos digitais e marketing de influência, mas também pelo olhar atento às pessoas.

Bia Mori, head de parcerias de produtos no Google Search, destacou o poder da plataforma para aproximar o consumidor do estabelecimento. O empresário Celio Salles, franqueado do Bob’s há mais de 30 anos, abordou a escassez de mão de obra, um dos principais desafios do setor. A inteligência artificial entrou em cena com Matheus Mason, proprietário de restaurante em Campinas, que contou como a tecnologia revolucionou a gestão do seu negócio. No campo dos pagamentos, Carlos Netto, CEO da Matera, enfatizou a transformação que o PIX, especialmente por aproximação, traz para bares e restaurantes. A análise do comportamento do consumidor foi o tema de Simone Galante, CEO da Galunion, que apresentou dados da pesquisa mais recente da empresa. Por fim, Beto Weisser, cofundador e CEO da Lucy, abordou a interação entre tecnologia e humanidade na relação entre restaurantes e clientes.

O segundo dia do Fórum B&R reuniu especialistas com visões complementares sobre os desafios e oportunidades no setor de bares e restaurantes. No palco, temas como liderança transformadora, reputação digital e experiência do cliente foram discutidos a partir de histórias reais, dados de mercado e provocações diretas ao público formado por empresários de todas as regiões do país.

O publicitário Leo Corvo, criador de conteúdo com mais de 200 mil seguidores, conhecido pelo estilo direto e pela atuação na chamada cena do “entretenimento gastronômico”, reforçou que “só comida boa não basta para o sucesso dos restaurantes” e defendeu que a escuta ativa ao cliente precisa ser prioridade. A conselheira e palestrante, Iris Barbosa, trouxe ao palco reflexões sobre o papel da liderança em um setor em transformação. Já o CEO da Harmo, Santiago Edo, apresentou dados e recomendações sobre como construir uma reputação digital sólida, fator decisivo na jornada do cliente. Guilherme Horn, Head de WhatsApp, também participou da programação e apresentou números e insights sobre o uso do aplicativo como ferramenta estratégica de vendas e relacionamento.

(Foto: Jhonnie Mello)

Conselho de representantes da FBHA

Durante o encontro, foram debatidos temas importantes, como a alteração do estatuto, a inclusão do estado de São Paulo na base de representação sindical da entidade e a regulamentação dos cigarros eletrônicos no Brasil, em discussão com Fábiano Machado, da BAT. Além disso, foram apresentadas parcerias estratégicas em benefício da rede de hotelaria e gastronomia, incluindo uma colaboração com o Banco do Nordeste, representado por Ludmila, entre outras iniciativas que visam fortalecer o setor.

Fonte: Ana Luísa Alves

Maria Célia (gestora da FBHA em São Paulo), Alexandre Sampaio (presidente da FBHA) e André Yuki (presidente do SEHAV, Abrasel no Sul de Minas e ACIV).

Raul Spinelli (Hotel União - Caxambu), André Yuki (presidente do SEHAV, Abrasel no Sul de Minas e ACIV) e Fernando Megda (Agostini Caxambu e São Lourenço).

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