A segunda edição do concurso nacional o “O Quilo é Nosso”, que irá eleger o melhor restaurante de comida a quilo do país, e também premiar os melhores em cada estado participante já tem data para começar: acontece de 18 de setembro a 2 de outubro. A organização é da Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa e tem patrocínio nacional da Coca-Cola e Sodexo.
O tema deste ano é “saudável e natural do Brasil”. Para participar, os estabelecimentos devem elaborar uma receita exclusiva para o concurso, de acordo com o tema proposto, e colocá-la no buffet da casa. Na primeira fase, nas cidades, a disputa acontece por meio de voto popular no site do evento (www.oquiloenosso.com.br). Quando as pessoas visitarem uma das casas participantes, até o próximo dia 02 de outubro, devem votar com notas de zero a 5 em itens como limpeza, qualidade geral do buffet, atendimento, receita e ambiente.
Os três primeiros restaurantes colocados de cada estado, concorrem, posteriormente, na etapa nacional, que irá eleger o melhor restaurante de comida a quilo do Brasil. Nessa fase, as receitas serão avaliadas por chefs e profissionais da gastronomia renomados. Detalhe: eles vão avaliar as receitas sem saber a quais restaurantes elas pertencem. Tudo isso para garantir a imparcialidade do torneio.
De acordo com o presidente da Abrasel-MG, Ricardo Rodrigues, a expectativa de crescimento do faturamento das casas participantes, em relação a primeira edição, que ocorreu no ano passado, deve ser de 10 a 15%. Além disso, Rodrigues afirma que a média de público também deve aumentar. “Estimamos um crescimento de 5% na comparação com a primeira edição. Isso se deve ao fato de que muitos estabelecimentos estão localizados próximos uns dos outros, dando ao cliente a oportunidade de visitar e degustar diferentes pratos do concurso em um único dia”, conta o empresário.
A estimativa da Abrasel é que, ao todo, cerca de 200 restaurantes em diversas cidades, Brasil afora, participem do “O Quilo é Nosso”. “Os estabelecimentos de comida a quilo representam a maior fatia dos restaurantes no país. Por isso a importância de um evento como este para colocá-los em evidência. A possibilidade de incremento de vendas, a oportunidade de participar – e vencer – um concurso de abrangência nacional com o respaldo da Abrasel e parceria da Prazeres da Mesa, e também de experimentar novas receitas junto ao público-alvo, são alguns dos benefícios que os empresários ganham”, afirma Ricardo.
Os vencedores estaduais e nacional serão tema de reportagem na revista Prazeres da Mesa e Bares & Restaurantes. “Ao consumidor final, há o benefício oferecido do prato especial durante todo o tempo vigente do concurso, além de promoções desenvolvidas pelos estabelecimentos participantes”, completa Rodrigues.
O grande vencedor da primeira edição do concurso, com a participação de mais de 14 mil pessoas que votaram em 23 cidades, foi o restaurante Mercato Brazil – Manauara Shopping, de Manaus, com o prato Pirarucu Caboquinho, que levou em sua receita lombo de pirarucu, queijo coalho, polpa de tucumã, farinha Uarini, sal, pimenta e salsinha. “A grande graça do concurso é o seu caráter democrático. Um restaurante com 30 anos de tradição tem as mesmas chances de se sagrar campeão que um estabelecimento aberto há dois ou três anos. Basta acreditar, participar seguindo as diretrizes estipuladas e transformar uma clientela, que por vezes é até cativa, em público votante”, afirma Rodrigo Zamperlini, sócio do estabelecimento.
Breve história da comida a quilo no Brasil
Invenção genuinamente brasileira, o restaurante de comida a quilo é a escolha diária de milhões de pessoas em todo o país. O primeiro restaurante deste tipo no Brasil, e consequentemente no mundo, foi criado no ano de 1984, em Belo Horizonte, por Fred Mata Machado. Ele manteve em funcionamento, durante três anos, (1984-1987) o primeiro dos seus quatro restaurantes, que se localizava na Rua Professor Antônio Aleixo, quase esquina com a Rua Rio de Janeiro, no Bairro de Lourdes, contíguo ao Bar do Lopes. Foi a partir dali que o conceito se espalhou pelo Brasil inteiro.
Lista dos restaurantes participantes em BH:
Amarelim Prudente
Prato: Empadão de frango com catupiry
Descrição: Empadão de frango com catupiry
Av. Prudente de Morais, nº 920 - Coração de Jesus
Assacabrasa Bahia
Prato: Legumes na brasa
Descrição: Frutas e legumes variados assados na brasa
Rua Gonçalves Dias, nº 1508 – Lourdes
Boi Vitório
Prato: Cozido com polenta mineira
Descrição: Chã de dentro com tomates e canela em cozimento lento de aproximadamente 12hs. Polenta cremosa com fubá de moinho e especiarias da casa.
Av Afonso Penna, nº 4374 – Cruzeiro
Celeiro de Minas
Prato: Linguada verde leve
Descrição: Linguado ao molho de abobrinha e alho poró
Av. Sinfrônio Brochado, nº 1210 – Barreiro
Chalé da Mata
Prato: Tropeiro à moda Chalé
Descrição: O feijão tropeiro é um prato típico das culinárias mineira, o nome do prato faz alusão à atividade comercial que surgiu a partir do século XVII
Av. Engenheiro Carlos Goulart, nº 1123 – Buritis
Daniel's Cook
Prato: Tilápia exótica ao molho do chefe
Descrição: Filé de tilápia assado, com molho com goiabada ao vinho branco, acompanhado de purê de batata cremoso com taioba
Rua Curitiba, nº 705 – Centro
Isto e aQuilo
Prato: Fricassê de Frango
Descrição: Delicioso Fricassê Cremoso de Frango do Isto e aQuilo
Av. Prudente de Morais, nº 1.000 – Cidade Jardim
Nino Pizzaria
Prato: Peixe assado ao molho mediterrâneo
Descrição: Filé de Surubim Assado com pimentões, champignon, e tomates cereja
Rua Cel. José Benjamim, nº 824 – Padre Eustáquio
Paracone
Prato: "Nhoque Bem Brasileiro"
Descrição: Nhoque de mandioca com açafrão sem glúten ao molho de linguiça regional, toque de pimenta e ervas frescas
Av.Brasil, nº 920 – Funcionários
Reciclo
Prato: Pimentão à moda pizzaiolo
Descrição: Pimentão recheado com frango grelhado, presunto, molho com pedaços de tomate e especiarias, gratinado ao forno com mussarela à moda pizzaiolo
Rua Ouro Fino, nº 452 – Cruzeiro
Restaurante Família Daniel
Prato: Fraldinha com banana da terra
Descrição: Fraldinha com flocos de alho e banana da terra assada.
Avenida Afonso Pena, nº 328 – Centro
Restaurante Maria das Tranças - Savassi
Prato: Bolinho primavera
Descrição: Coxa de frango recheada com alga, cenoura ralada e presunto
Rua Professor Moraes, nº 158 – Funcionários
Restaurante Origem
Prato: Filé de surubim à Origem
Descrição: Filé de surubim ao forno, acompanhado de legumes cozidos no vapor, molho de tomate cereja confitado com tomilho e alecrim
Rua dos Otoni, nº 726 – Santa Efigênia
Restaurante Sachica
Prato: Chicoso
Sobrecoxa de frango desossada e grelhada, servida com alho confitado, tomatinho, ao molho de tangerinas e laranja, servida com farofa de ovos e banana
Av. Francisco Sá, nº 35 – Prado
Restaurante Tia Zarica
Prato: Empanado sem culpa com molho refrescante
Descrição: Filé de frango empanado com farinha panko, assado e dourado em forno combinado (sem fritura), acompanha molho refrescante de iogurte natural
Rua Pouso Alegre, nº 919 – Floresta
Restaurante Tudo na Brasa
Prato: Medalhão mineiro
Descrição: Medalhões de frango ao molho de geleia de jabuticaba, creme de queijo canastra e crispy de couve
A. dos Engenheiros, nº 1104 – Castelo
Verdinho Restaurante
Prato: Nhoque de nhame Low Carb gratinado ao molho à bolonhesa
Descrição: Nhoque de nhame Low Carb gratinado ao molho à bolonhesa
Av. Cônsul Antônio Cadar, nº 122 – São Bento
Villa Gaia
Prato: Tilápia Villa Gaia
Descrição: Tilápia ao molho mediterrâneo.
Rua Padre Rolim, nº 691 – Santa Efigênia